'A gente acredita no ser humano': restaurante libera mais de 100 clientes sem cobrar durante falta de luz e todos pagam depois
17/10/2025
(Foto: Reprodução) Restaurante libera 104 clientes sem cobrar durante falta de luz e todos pagam depois
Um restaurante familiar de comida alemã em Morro Reuter, na Região Metropolitana de Porto Alegre, passou por um apagão no domingo, dia 5 de outubro, durante o horário do almoço. Sem energia elétrica, a maioria dos clientes não conseguiu quitar a conta, mas todos pagaram depois.
O dono do restaurante, Silvestre Utzig, destacou a gratidão pela atitude dos clientes. O prejuízo poderia chegar aos R$ 12 mil.
“A gente acredita no ser humano. Não tinha outra explicação. Era confiar”, disse.
Ana Júlia Utzig, filha do dono do restaurante, afirmou que cerca de metade dos 104 pagamentos foi feita por PIX ou cartão de crédito até o fim do mesmo dia, e o restante foi pago ao longo da semana. Alguns clientes conseguiram acertar na hora, mas com dinheiro.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ela contou que tentou contato com a concessionária de energia, mas não conseguiu sinal. A solução foi anotar nome e telefone dos clientes.
“Reter o pessoal não era uma alternativa. A gente confiou que pagariam”, disse.
Segundo Ana Júlia, a preocupação também era com o conforto dos clientes, já que o dia estava quente e o ambiente ficou abafado. “Queríamos restabelecer a luz para atender bem e dar condições aos colaboradores”, afirmou.
O episódio ocorreu por volta das 11h45, quando cerca de 80 pessoas já estavam almoçando. Ao todo, segundo o restaurante, havia 123 reservas para o dia, além dos clientes sem reserva. A falta de luz afetou equipamentos como churrasqueira rotativa e fritadeira elétrica, dificultando o trabalho da equipe.
Silvestre Utzig é proprietário do estabelecimento
Reprodução/RBS TV
Cliente organizou pagamentos
Marcelo Brigido, cliente, é presidente de um grupo de motociclistas que realizava uma confraternização no local e, junto ao restaurante, foi ele, quem ajudou a organizar os pagamentos. Ele contou que conhecia o restaurante e a região, ponto tradicional de encontro de motociclistas.
“Estávamos reunidos para confraternizar e, para nossa surpresa, depois de algum tempo no local, a energia acabou. Já havia muitos integrantes sendo servidos”, disse.
Segundo ele, os proprietários estavam aflitos com a situação. “Conversei com eles e sugeri que anotassem nome e telefone na comanda e passassem os dados do PIX. Garantimos que todos iriam pagar caso a luz não voltasse até o fim do evento”, afirmou.
“Eu tinha o nome de cada um e me coloquei responsável. Caso alguém não pagasse, eu iria cobrar. Fui mesa por mesa e todos garantiram que poderia ser assim”, relatou.
Ele destacou a postura do grupo e o esforço da equipe do restaurante. “Todos se colocaram no lugar deles. Vimos o esforço para atender bem, mesmo sem energia, fazendo churrasco no braço”, afirmou.
Mais de 100 clientes quitaram os valores após o apagão
Bruno Wingert/Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS