Você sabia? Capital mundial dos gêmeos fica no Brasil; festa reuniu 100 pares de irmãos em Cândido Godói
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Capital Mundial dos Gêmeos festeja com mais de 100 irmãos reunidos
Você sabia que a Capital Mundial dos Gêmeos fica no Brasil? Cândido Godói, no Noroeste do Rio Grande do Sul, chama a atenção de pesquisadores há anos pelo alto número de irmãos gêmeos.
Neste domingo (23), a tradicional Festa dos Gêmeos, realizada a cada dois anos na cidade, reuniu mais de 100 pares de irmãos em um verdadeiro encontro de "rostos duplicados".
🧑🤝🧑❔ A festa é um retrato do fenômeno que intriga cientistas há décadas: por que em Cândido Godói nascem mais gêmeos do que a média?
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do RS (UFRGS) por mais de 20 anos, que analisou registros de nascimentos na cidade, indicou que o fato de a origem de Cândido Godói ser um pequeno grupo de colonos alemães aumentou a frequência de alelos (variantes de genes) raros.
📍 Uma localidade da pequena cidade chama ainda mais atenção dos pesquisadores: em Linha São Pedro, foi identificada uma taxa de 10% de gemelaridade entre 1990 e 1994 (quase cinco vezes mais alta do que a média nacional, que era de 1,8% no mesmo período).
Dos 349 indivíduos que viviam no local na época da pesquisa, 44 eram gêmeos.
A análise histórica de Linha São Pedro, com estudo de sobrenomes e genealogias, mostrou que casamentos predominantemente dentro da comunidade reforçaram o isolamento reprodutivo e aumentaram a concentração de alelos predisponentes (especificamente, o alelo P72 do gene TP53).
Na festa deste domingo, a maioria dos participantes era de godoienses, mas muitos vieram de longe para matar a saudade da terra natal. Foi o caso das irmãs Iria e Líria, que hoje moram em Teutônia (RS):
“Onde uma vai, a outra também vai”, brincou Iria.
Lendas
Capital Mundial dos Gêmeos, Cândido Godói, comemora 13ª Festa dos Gêmeos
Reprodução / RBS TV
A situação curiosa da cidade também deu origem a diversas lendas: desde quem credite o fato à famosa água de um poço local, até teorias conspiratórias, como a de que o médico nazista Josef Mengele teria passado pela região.
❌ A primeira hipótese não encontra respaldo em estudos científicos, e a segunda não tem nenhuma base histórica.
"Mengele era um cara procurado pelo tribunal europeu, obviamente não circulou por aqui. Como é que ele saberia que aqui tinha essa presença de alemães? Não tinha nem imprensa para publicar isso, então não dá para vincular. Existem várias especulações, mas a verdade é que isso é genético", diz o professor José Ignácio Lunkes.
Festa
O evento, que aconteceu no último domingo (23), comemorou a 13ª edição da Festa dos Gêmeos.
Depois da missa da festa, todos se reuniram para a foto oficial (veja acima) e para visitar o monumento da Mãe da Fertilidade, símbolo da cidade.
Capital Mundial dos Gêmeos, Cândido Godói, comemora 13ª Festa dos Gêmeos
Reprodução / RBS TV
No entanto, quem roubou a cena do evento foram os trigêmeos Vicente, Teodoro e Matias, vindos de Campina das Missões. A mãe, Taciara Arnold, contou que a surpresa foi grande:
"Na minha família, na quarta geração teve um casal de trigêmeos, três homens também. Então, agora, foi a minha vez, a sortuda de ter trigêmeos. Foi de forma natural também que a gente teve eles", disse Taciara.
Trigêmeos Vicente, Teodoro e Matias
Reprodução / RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS